Blog

Tecnologias que prometem revolucionar o mundo

Tecnologias que prometem revolucionar o mundo

O comportamento humano já mudou diversas vezes por conta da tecnologia. A forma de se relacionar, pagar contas, assistir filmes, adquirir coisas e outros tantos hábitos foram facilitados pelo mundo digital. Acontece que essa evolução tecnológica acontece de forma muito rápida de maneira que não conseguimos acompanhar todos os lançamentos e atualizações.

Confira algumas invenções que tem potencial transformador e que pouco sabemos sobre:

1 – Impressoras 3D

As expectativas para o que essa nova tecnologia pode fazer são enormes. As impressoras 3D podem imprimir comida, próteses médicas, ferramentas, bicicletas, fones de ouvido entre outras infinitas possibilidades. Os preços já estão mais acessíveis. As impressoras já custaram cerca de US$ 30 mil, mas já podem ser encontradas por US$ 3 mil.

2 – Edição dos genes humanos

A capacidade de editar ou substituir genes específicos responsáveis pelo desenvolvimento de doenças é alvo de estudo há anos. A alternativa só é possível por meio de vírus modificados, como o vírus adenoassociado (AAV), que pode entrar no organismo de alguém e substituir os genes defeituosos por bons. Outras técnicas permitem a remoção de células problemáticas, o tratamento delas e a posterior inserção no organismo. Tal atividade é um tanto inacessível, mas quanto mais as empresas investirem, mais os preços baixarão.

3 – Estoque e produção de energia solar

Quanto mais os dias passam, mais dependentes ficamos da energia. Esse elevado consumo faz com que haja a necessidade de aperfeiçoamento e novas alternativas. Os painéis solares são boas opções, ainda que só atinjam 44% de eficiência. Essa tecnologia é uma promessa para 2025. Segundo estimativas de estudiosos, com os painéis solares será possível que um proprietário comum compre os seus próprios equipamentos e os instale, tornando-se completamente independente de energia.

4 – A internet das coisas

Uma nova revolução tecnológica está para acontecer em menos de 10 anos. A internet das coisas sugere a união entre computação e comunicação dependente dos sensores wireless e da nanotecnologia. A estimativa é que em 2025 os carros, as casas e vários tipos de aparelhos estejam interligados por conexões, de modo popular, em inúmeros países. No novo cenário, haverá grandes avanços no campo da inteligência artificial e robótica, com custos menos significativos.

Comments are closed, but <a href="http://www.moinhosul.com.br/tecnologias-que-prometem-revolucionar-o-mundo/trackback/" title="Trackback URL for this post">trackbacks</a> and pingbacks are open.